Agosto
- ProTG

- 20 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
O mês das cores Dourado e Laranja

Provavelmente você já notou que cada mês tem uma ou mais cores, e elas são associadas a temas geralmente ligados à saúde e que merecem a atenção da população, servindo como um alerta geral e foco da conscientização por determinado período de tempo. E agosto não é diferente, com duas cores super vivas que as representam.
Agosto Dourado - A importância do Aleitamento Materno
O aleitamento materno é imprescindível, sobretudo, até os 6 meses de idade. A campanha Agosto Dourado surgiu de um encontro entre a OMS — Organização Mundial da Saúde — e Unicef — Fundo das Nações Unidas para a Infância —, em 1991, na cidade de Nova Iorque.
A reunião teve como pauta o nascimento da Declaração de Innocenti, com foco na amamentação e na elaboração de ações de conscientização mundial. Assim, a campanha tem como principal objetivo chamar a atenção para a importância do leite materno no desenvolvimento de bebês e crianças.
Os pontos abordados da campanha fortalecem os benefícios do aleitamento materno, tanto para os bebês quanto para as mães:
fonte de anticorpos;
alimentação completa;
reduz a chance de leucemia infantil;
menor risco de diabetes tipo 2;
reduz problemas respiratórios;
reduz o risco de câncer de mama, ovários e endométrio.
Durante a campanha, é possível ainda incluir o incentivo à doação de leite materno, considerando que muitas lactantes produzem em excesso, enquanto outras sofrem com o ressecamento ou empedramento, não podendo alimentar seus bebês corretamente.
O dourado, cor bastante próxima do laranja, é utilizado para abordar a importância do aleitamento materno, e nós vamos falar um pouquinho justamente sobre a relação entre gestação e a visão. É isso mesmo! Você sabia que os hormônios da gestação podem afetar a visão da mãe? A progesterona, hormônio presente no corpo humano masculino e feminino, é um dos principais responsáveis por tais alterações, podendo causar olho seco, inflamações e até aumentar os vícios de refração.
A boa notícia é que essas alterações são, em grande parte, temporárias, e somem após o período de gestação, o que tranquiliza algumas futuras mamães. Dica extra: realizar o famoso teste do olhinho no bebê ainda recém-nascido é essencial para prevenir e diagnosticar possíveis problemas de visão, afinal, quanto mais cedo começa o tratamento, mais fácil se torna o processo!
Você é ou conhece alguma gestante que tenha passado por alguma complicação da visão durante a gestação? Compartilhe esta dica para conscientiza-la, lembrando que realizar acompanhamento com um profissional é essencial
Agosto Dourado - Atenção para a Esclerose Múltipla (EM)
Agosto Laranja concentra a atenção na EM — esclerose múltipla —, doença que acomete cerca de 35 mil pessoas, somente no Brasil. É uma doença grave, autoimune e crônica do sistema nervoso central, do cérebro e medula espinhal.
A consequência da doença é de destruição do mielina, tecido protetor que envolve as fibras nervosas. No avanço da esclerose múltipla, há alterações e até impedimento de transmissão de mensagens do cérebro para outras partes do corpo.
O objetivo da campanha é falar sobre as possíveis causas e sintomas para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, necessidade de cuidados preventivos, além do tratamento em caso de a doença já estar desenvolvida.
Entre os principais sintomas da esclerose múltipla estão transtornos visuais, fraquezas, rigidez dos membros, fadiga extrema, tremores, problemas na fala, alterações do intestino e da bexiga, entorpecimento e distúrbios de equilíbrio.
Embora não existam causas pré-determinadas, alguns estudos indicam que a doença pode estar relacionada a questões genéticas, ambiente onde a pessoa vive ou algum vírus capaz de comprometer as funções cerebrais. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, entretanto, as mulheres são mais suscetíveis, na faixa de idade entre 20 e 40 anos, na média dos 30. A campanha tem por essência estimular as pessoas a buscarem diagnóstico ao perceberem os sintomas, pois se trata de uma doença que não tem cura.
Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores serão as chances de mantê-la sob controle e aumentar a qualidade de vida dos pacientes. Muitas pessoas confundem os sintomas com um mal temporário. Por isso, a campanha fortalece que, na persistência, um médico seja consultado.
Por isso, é essencial realizar periodicamente acompanhamento médico e exames preventivos, além de compartilhar dicas como essa com as pessoas com as quais você se importa. Fique de olho!
As Melhores Práticas e o Cuidado com sua Equipe!
A ProTG é referência em Saúde no Trabalho com foco em prevenção e medicina preventiva, e fortalece a qualidade dos serviços prestados através de profissionais habilitados e referência junto aos RHs como fornecedor de confiança. .




Comentários