top of page

Outubro Rosa

  • Foto do escritor: ProTG
    ProTG
  • 1 de out. de 2022
  • 4 min de leitura

Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

ree

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.


A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não havia um período concreto para difundir o tema. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama


O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. Desde então ele tornou-se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.


O que é?

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.


Como a Mulher pode perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde


Como principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama estão:

  • Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido

  • Pele com aspecto de casca de laranja

  • Alterações no bico do peito (mamilo)

  • Mama com tons avermelhados

  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos

  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores contribuem com o desenvolvimento da doença entre as mulheres. Alguns dos fatores de risco para o Câncer de Mama são:

  • Sexo feminino;

  • Idade acima de 55 anos;

  • Mamas densas;

  • Menarca antes dos 12 anos;

  • Menopausa após 55 anos;

  • Alcoolismo;

  • Histórico familiar de doença oncológica;

  • Etnia: mulheres brancas são mais propensas, porém mulheres negras descobrem antes dos 45 anos;

  • Fatores genéticos, principalmente com alterações nos genes BRCA1 e BRCA2.

A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.


Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, bem como as mulheres, entre 50 e 65 como indicam a Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Internacional de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Ginecologia. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!


O que é o exame clínico de mamas?

É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.


O que é mamografia?

É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.


O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.


O autoexame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!


O que mais a Mulher pode fazer para se cuidar?

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.


Fontes

Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Internacional de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Ginecologia


 
 
 

Comentários


bottom of page