top of page

Dezembro Laranja

  • Foto do escritor: ProTG
    ProTG
  • 1 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Incentivo a Prevenção ao Câncer de Pele

ree

Certamente você já deve ter ouvido falar em Outubro Rosa ou Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer de mama e da próstata), mas e Dezembro Laranja, você sabe o que significa?


Este mês será marcado pela campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). Além de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pele desde a infância, a iniciativa tem como objetivo alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura, na grande maioria dos casos.


A campanha reforça que a melhor forma de evitar a doença é por meio da implementação de medidas fotoprotetoras, bem como as visitas regulares ao médico dermatologista.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele.


Temos um problema de saúde pública e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele. Não à toa o mês escolhido para a realização da campanha é dezembro pelo fato de marcar o início do verão em boa parte do país e período em que a população fica exposta ao sol por mais horas em relação a outras épocas do ano.


Existem dois grupos distintos de câncer de pele: o não melanoma, mais frequente e menos agressivo, e os melanomas, mais agressivos, porém raros. Rua Antônio Meyer, 271 - Centro - Mogi das Cruzes - SP | Tel. 11 2378-4496 / 11 2378-7364 | @protgmogi D E Z E M B R O 2 0 2 2


O melanoma da pele é menos frequente do que os outros tumores de pele, porém sua letalidade é mais elevada. Acomete principalmente os caucasianos que moram em países com alta intensidade de radiação ultravioleta. No entanto, esse tipo de câncer afeta todos os grupos étnicos em alguma proporção.


A despeito de seu impacto para a saúde pública e das altas taxas de incidência, o câncer de pele não melanoma permanece subnotificado pela maioria dos registros de câncer do mundo. No Brasil, figura como o tumor mais incidente em ambos os sexos e é bastante provável que exista um sub-registro devido ao subdiagnóstico.


Sempre Alerta - Por ser um tipo de câncer altamente tratável e com boas chances de cura, as pessoas tendem a subestimar a prevenção ou qualquer sinal de mudança na pele. Porém, o cuidado e a atenção são necessários para que o indivíduo perceba que alguma coisa não está indo bem.


O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou escurecida, como também uma ferida que não cicatriza. Os especialistas costumam divulgar a chamada regra do ABCDE, que ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.

  • A - Assimetria da lesão

  • B - Bordas irregulares

  • C - Coloração alterada

  • D - Diâmetro maior que 6 mm

  • E - Evolução da lesão

O indivíduo deve procurar o dermatologista ao primeiro sinal de surgimento de manchas ou sinais novos na pele, ou a mudança nas características desses, reconhecendo assim possíveis alterações precoces sugestivas de malignidade.


Tenho câncer de pele, e agora?

Em caso de melanoma, a cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.


Os tumores classificados como não melanoma podem ser de diferentes linhagens, mas os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide e, nestes casos, a cirurgia de retirada completa da lesão, com uma margem confiável de diâmetro, é o tratamento mais indicado.


No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.


Entenda o câncer de pele

Os três tipos de câncer de pele mais comuns, em ordem de frequência, são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, que é o mais grave. A pele apresenta três camadas bem distintas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo. Mas, cada uma dessas camadas tem subcamadas e muitos tipos celulares distintos.


Os três cânceres previamente citados acontecem na epiderme. Mas existem muitos outros subtipos de câncer de pele, muito menos comuns, que ocorrem em outras camadas da pele, são exemplos o carcinoma de células de Merckel, os sarcomas, os linfomas de pele, entre outros.


Todos esses tipos de câncer de pele são curáveis, desde que diagnosticados e tratados precocemente. Por isso, além das medidas de prevenção, é preciso também ter a pele avaliada periodicamente, e sempre que houver alguma modificação em pintas prévias ou aparecimento de novas.


A boa notícia é que o câncer de pele é de fácil prevenção pelo controle dos fatores de risco.


  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

  • Procurar lugares com sombra.

  • Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.

  • Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.

  • Usar filtro solar próprio para os lábios.

  • Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.

  • As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.

  • Nas atividades ocupacionais, pode ser necessário reformular as jornadas de trabalho ou a organização das tarefas desenvolvidas ao longo do dia.


Fontes - Ministério da Saúde (BR) / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA / Sociedade Brasileira de Dermatologia


A ProTG é referência em Saúde no Trabalho com foco em prevenção e medicina preventiva, e fortalece a qualidade dos serviços prestados através de profissionais habilitados e referência junto aos RHs como fornecedor de confiança.




 
 
 

Comentários


bottom of page