Janeiro Branco
- ProTG

- 3 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Mês de Conscientização da Saúde Mental

O que significa Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha que surgiu com o objetivo de estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais. Semelhante as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!
Por que Janeiro Branco?
A escolha de janeiro foi estratégica para chamar a atenção, logo no começo do ano, para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado. Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Todos têm direito à Saúde Mental!
Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo! O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso. Colocar esse tema em evidencia e gerar uma abordagem mais direta, que estimule a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais são algumas das propostas do Janeiro Branco.
A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.
O que o Janeiro Branco realiza?
O Janeiro Branco promove palestras, palestras relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Por fim, vale ressaltar a relevância de campanhas preventivas e informativas como a do Janeiro Branco para a proteção da saúde mental. Mediante isso, se precisar de ajuda não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental.
O mundo pede Saúde Mental e a gente pode ajudar o mundo nisso!
Reúna a sua turma, fale com colegas de trabalho, da escola, da igreja, chame a família e organize palestras, rodas de conversa, caminhadas, tira-dúvidas sobre qualidade emocional de vida, entrevistas e, também, muitas atividades on-line para espalhar a boa notícia de que Saúde Mental tem jeito sim, mas todo mundo precisa aprender o que fazer!
Todos têm direito à Saúde Mental!
Você e a sua instituição também podem participar do Janeiro Branco: basta planejarem ações em nome da Campanha e em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade!
Organize grupos, células de trabalho, ações individuais (ou coletivas) e ajude a humanidade a receber informações sobre Saúde Mental e Emocional em todos os espaços nos quais os indivíduos se encontram e se relacionam!
Saúde Mental também pede Políticas Públicas!
O Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.
Práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a Saúde Mental
afaste-se de situações que gerem emoções negativas
separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor
valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família
pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono
lembre-se de dar atenção aos amigos e familiares
Quem Cuida Da Mente, Cuida Da Vida!
Consciente dessa verdade, toda a humanidade entenderá a importância de ações sociais, de intervenções adequadas, de políticas públicas, de orientações didáticas e da constante circulação de conhecimentos a respeito das temáticas sobre Saúde Mental. O mundo precisa de um pacto pela Saúde Mental!
A ProTG é referência em Saúde no Trabalho com foco em prevenção e medicina preventiva, e fortalece a qualidade dos serviços prestados através de profissionais habilitados e referência junto aos RHs como fornecedor de confiança.




Comentários