Junho Laranja
- ProTG

- 1 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e leucemia

Realizada no mês do Dia Mundial da Doação de Sangue (14/6), a Campanha Junho Laranja alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, a prevenção e os riscos das doenças do sangue, especialmente anemia e leucemia.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define a anemia como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do necessário, resultado da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. Crianças, gestantes e lactantes são o público mais afetado pela doença.

A anemia ferropriva é a mais comum, causada pela deficiência de ferro. Mas, as causas são variadas, podendo ser provocadas pelas deficiências de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
A anemia é um alerta sério de que existe um problema que precisa ser investigado.
Cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, indisposição são alguns dos sintomas da doença. Em crianças, a dificuldade no aprendizado e a apatia também são sintomas.
Já a leucemia, de acordo com Inca (Instituto Nacional de Câncer), é uma doença maligna dos glóbulos brancos. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os dados do Inca indicam que mais de 10 mil pessoas são diagnosticadas por ano com a doença.
O diagnóstico precoce da doença possibilita melhores resultados no tratamento, os principais sintomas são: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias, sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado. Com a suspeita da doença, o paciente deve realizar exames de sangue e ser encaminhado para o médico especialista, o hematologista.

A doença pode ser crônica, que se desenvolve lentamente, ou aguda, que costuma piorar de forma mais rápida. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo as mais comuns:
leucemia mielóide aguda
leucemia mielóide crônica
leucemia linfocítica aguda
leucemia linfocítica crônica.
Como podemos evitar a leucemia?
Infelizmente, as leucemias não são doenças evitáveis, pois até hoje não foram identificados fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças.
Entretanto, ter uma vida saudável e um corpo saudável permitem que o tratamento da leucemia seja iniciado, ao passo que pacientes com muitas doenças associadas costumam ter mais dificuldade em receber um tratamento.
Quais os tratamentos realizados para combater a doença?
Atualmente, a quimioterapia ainda é bastante utilizada, mas, pouco a pouco, vem sendo ou substituída ou ajudada por outras classes de remédios, tais como anticorpos monoclonais, imunomoduladores, terapia-alvo genética e imunoterapia.
Em alguns casos, faz-se necessário o transplante alogênico de medula óssea para aumentar as chances de cura. A doação de medula óssea é muito importante, pois esse tratamento é essencial e, muitas vezes, único para muitos pacientes.
Como posso doar medula óssea?
Para se cadastrar como doador de medula óssea, basta ter mais de 18 anos e menos de 60, estar em boa saúde e procurar o hemocentro de sua cidade. Informação pode e ajuda a salvar vidas, compartilhe esse conteúdo com seus amigos, parentes e pessoas que você ama
Fonte - Alesp / www.saopaulo.sp.leg.br / www.hospitalanchieta.com.br

A ProTG é referência em Saúde no Trabalho com foco em prevenção e medicina preventiva, e fortalece a qualidade dos serviços prestados através de profissionais habilitados e referência junto aos RHs como fornecedor de confiança.




Comentários